Bio significa vida, feedback, retorno. A junção dessas palavras e de suas ideias é que formam o conceito de Biofeedback. Justamente a partir de um retorno em tempo real da atividade fisiológica do indivíduo, será possível que ele desenvolva um funcionamento mais consciente e mais adequado do corpo, podendo assim passar a controlar sua respiração, sua ansiedade, seu relaxamento físico e mental. Por isso, dizemos que o Biofeedback é uma ferramenta terapêutica que permite aos indivíduos desenvolver a capacidade de autorregulação.

É por meio de instrumentos supersensíveis e computadorizados que conseguimos medir dados fisiológicos tais como temperatura periférica, tensão muscular, frequência cardíaca, taxas de metabolismo, atividade autonômica e padrão elétrico do cérebro. Os instrumentos convertem essas informações em sinais facilmente compreensíveis pelo cérebro, possibilitando um treinamento focado no aumento da capacidade de realização voluntária de uma série de funções orgânicas, até então fora de nosso controle consciente.

A aplicação da técnica é toda feita através de exercícios de propriocepção (auto-percepção) nos quais o cliente será apresentado aos seus parâmetros de funcionamento corporal em tempo real e terá como desafio, seguindo as instruções do profissional responsável, exercer um controle consciente sobre esse funcionamento. Com o tempo e durante o treinamento, será possível aprender a identificar esses parâmetros e saber como modificá-los a depender da circunstância na qual o indivíduo se encontra.

 

Ficar mais calmo para uma prova ou uma importante reunião. Controlar melhor situações que poderiam desencadear crises de pânico. Adequar a frequência cardíaca para ingressar em estados de relaxamento. Condicionar um relaxamento muscular mais eficiente. Tudo isso pode ser trabalhado e atingido por meio do treinamento com Biofeedback!

Descubra os benefícios que o Biofeedback pode ter na sua vida. Envie-nos uma mensagem!

O QUE É BIOFEEDBACK?

bio3.jpg
bio4.jpg