A importância de se olhar para a saúde mental na escola

Não faz muito tempo que tivemos alguns casos bastante tristes envolvendo crianças e adolescentes em idade escolar relacionados a problemas de saúde mental. Esses casos, especificamente, ganharam uma proporção midiática por terem ocorrido, inclusive, dentro da escola.

Um grupo de alunos, quase 30, que passou por uma crise de ansiedade generalizada em um colégio em Recife e contou com a ajuda do SAMU para que manejassem os sintomas do pânico. Além disso, outro grupo, dessa vez de crianças de 10 a 12 anos que começou a se automutilar em um colégio de Jarinu, no interior do estado de São Paulo.

Ambos os casos, assim como outros que têm acontecido em colégios, tanto nas cidades grandes, quanto no interior, fazem acender uma luz de alerta a pais, mães e profissionais da educação: o que está acontecendo com a saúde mental das crianças e adolescentes nas escolas?

Para além desses casos que tomam a atenção da mídia, a vivência clínica também é muito importante para analisarmos a proporção de um determinado problema da ordem da saúde mental. Principalmente após a pandemia, percebeu-se uma demanda cada vez maior na PotencialMente de crianças com sintomas de depressão e ansiedade generalizada, muitas vezes com sintomas comparáveis aos de uma pessoa adulta. Algo antes incomum vêm se tornando cada vez mais corriqueiro.

E a verdade é que muito disso pode ser percebido na escola. Mais do que isso, a escola pode exercer um papel fundamental na orientação dos pais para que eles estejam atentos a esses problemas em seus filhos e possam buscar uma intervenção adequada. Infelizmente, muitos pais estão carentes desse tipo de informação. Em muitos casos, um problema simples pode se tornar complexo pela demora em se buscar ajuda ou tratamento. Isso não é diferente para os casos de ansiedade, depressão ou outros transtornos mentais em crianças.

Se a sua escola deseja demonstrar essa preocupação e desenvolver ações para valorizar a saúde mental de seus alunos, não deixe de contatar a PotencialMente. Estamos à disposição para desenvolver um trabalho de orientação junto à comunidade de pais e professores, inclusive, contando com a neurociência e a alta tecnologia para produzir resultados mais mensuráveis, efetivos e em um menor espaço de tempo.

Aguardamos sua mensagem! É só preencher o formulário abaixo. Potencialize-se!

LOGO POTENCIALMENTE.png