top of page
  • Foto do escritorBruno Zocchi

Evolução de clientes com Ansiedade no Treinamento Cerebral da PotencialMente

Atualizado: 27 de jul. de 2023



Aqui na PotencialMente, estamos acostumados a trabalhar com o público que busca o Treinamento Cerebral com o objetivo de compreender os motivos por trás de sua Ansiedade e passar a controlá-la melhor. Isto é, pessoas que realizam nosso Treinamento para lidar com os sintomas da Ansiedade e para reduzir e controlar comportamentos e reações ansiosas.


Sabemos que quase 10% da população do Brasil é acometida por transtornos de ansiedade e, segundo a OMS, mais de 30% das pessoas vão enfrentar os sintomas da Ansiedade ao longo de sua vida. Sendo assim, é fundamental que o público conheça e tenha acesso à ferramentas e intervenções que os façam lidar com essa realidade da melhor forma, sem que a Ansiedade signifique prejuízos em sua vida.


Temos que lembrar também que Ansiedade é uma coisa normal, natural. Ela é uma forma do nosso corpo lidar com o estresse e nos obrigar a tomar uma reação nos momentos necessários, como quando há uma potencial ameaça envolvida. No entanto, quando essa Ansiedade começa a aparecer sem que haja uma ameaça ou um perigo real à espreita, pode ser a hora de buscar uma intervenção psicológica.


O Treinamento Cerebral, além de ser baseado em pilares fundamentais de avaliação assertiva, psicoeducações e Terapia Cognitivo-Comportamental, ainda conta com as ferramentas de Biofeedback e Neurofeedback para alterar o funcionamento do corpo e do cérebro de forma a conferir a redução dos sintomas e dos comportamentos indesejados, como no caso da ansiedade e dos Transtornos de Ansiedade.


A partir disso, realizamos um trabalho bastante focado e específico com o objetivo de, por meio do Biofeedback - sobretudo - e das ferramentas que compõem o Treinamento Cerebral, conferir mais regulação emocional, diminuição da hipervigilância e inquietude e melhor manejo e controle da Ansiedade em si.


Como prática fundamental, avaliamos extensamente o cliente antes e após a intervenção para que os resultados possam ser muito bem acompanhados e percebidos.


Com isso em mente, abaixo, gostaria de apresentar 3 casos de intervenção em pessoas que buscaram a PotencialMente a partir de uma demanda relacionada à Ansiedade e explicar como foi possível reduzir uma considerável porção dos sintomas relacionados e conferir mais bem-estar, controle e performance a essas pessoas.


***


O primeiro caso é o da Gisele, uma mulher de 33 anos diagnosticado com TAG (Transtorno da Ansiedade Generalizada) e que apresentava um transtorno depressivo como comorbidade. Nesse caso, ainda era comum que a cliente passasse por crises de pânicos e momentos intensos de perda do controle emocional.


Foram realizadas 40 sessões com o uso das ferramentas de Biofeedback e Neurofeedback em um prazo de aproximadamente 6 meses, ininterruptos.


Durante toda a intervenção, acompanhando o uso das ferramentas citadas, ainda foi desenvolvido um trabalho a partir da Terapia Cognitivo-Comportamental, uma vez que se sabe, a partir das publicações científicas mais recentes, que a união da TCC com as técnicas de biomodulação podem potencializar os resultados da intervenção de forma sensível. Ao final dos 6 meses, ela foi reavaliada. Colhemos então os resultados abaixo.



Além da melhora em todas as categorias avaliadas, notou-se, principalmente, uma grande redução dos níveis de depressão, ansiedade, medo e perturbação física, justamente nos alvos de intervenção para um caso de ansiedade, depressão e ainda com o agravante das crises de pânico. Além disso, os problemas relacionados a pensamentos intrusivos também foram reduzidos e o feedback verbal da cliente ainda foi bastante animador.


Sem dúvida, um trabalho muito importante para nossa cliente e muito gratificante para nós.


Em seguida, trago o caso do Claudemir. Ele é um homem de 33 anos que, há 1 ano vinha tomando medicações para controlar a Ansiedade, embora não tivesse percebido tanto a melhora com o tratamento medicamentoso. Foram realizadas 30 sessões de Treinamento Cerebral com Biofeedback e Neurofeedback nos mesmos moldes que o trabalho realizado junto à Gisele, durante um período de 4 meses. Abaixo temos os resultados.


Embora a imagem não esteja com a melhor nitidez, é possível verificar a redução progressiva dos 7 sintomas mais relevantes mapeados. Foram eles:


1. Impaciência; 2. Agitação; 3. Ansiedade; 4. Tensão Corporal; 5. Incômodo por barulho; 6. Dores de cabeça; 7. Hiperatividade. Ou seja, boa parte deles associados justamente à Ansiedade.



O objetivo cumprido mais importante para o trabalho conjunto nesse caso foi o fato de que Claudemir, apesar de não ter interrompido o tratamento psiquiátrico, pôde, finalmente, perceber ganhos em relação aos sintomas que o fizeram buscar tratamento havia quase 18 meses. E é claro que, o acompanhamento psiquiátrico se deu ao lado do Treinamento com a PotencialMente ao longo de todo o programa.


Mais uma vez, um trabalho que pôde oferecer mais qualidade de vida ao Claudemir e que também nos foi muito gratificante.


Para terminarmos, esse aqui é o caso do Marcos, um homem de 39 anos que chegou com uma demanda relacionada à Ansiedade (havia o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada) e, principalmente, aos impactos cognitivos que essa Ansiedade gerava, como a dificuldade de concentração, falhas de memória, entre outros.


Foram feitas 35 sessões do Treinamento Cerebral com Neurofeedback ao longo de 5 meses, de abril a setembro de 2021. Vemos os seguintes resultados:



Da mesma forma que nos casos anteriores, uma redução considerável no nível de todos os sintomas mapeados. Destacam-se as reduções efetivas nos níveis de problemas relacionados à Ansiedade, à perturbação física, ao controle, à aprendizagem e à memória, que mais incomodavam Marcos.


No final, ficamos muito felizes pelos seus resultados e ao final da intervenção, sobretudo a partir do fato de Marcos ter nos contado que seus gestores haviam lhe dado um feedback de que ele estava mais atento e com mais performance em suas atividades profissionais.


É sempre um grande prazer saber que nosso trabalho, sempre em parceria com nosso cliente, é capaz de gerar frutos tão importantes em sua vida.


***


Além desses exemplos, contamos com outros de muito sucesso e evolução de nossos clientes. Oferecer as ferramentas e os recursos para que pessoas com Ansiedade possam aprender a lidar com ela, a controlá-la e a fazer com que ela não impacte suas vidas é algo que, para além de nossa experiência, ainda gostamos muito. É perceptível a evolução daqueles que de fato engajam nas tarefas propostas e é sempre muito gratificante ver que, pouco a pouco, esses clientes passam a recuperar o controle de sua ansiedade e de sua vida.


Se você gostou desse conteúdo, que tal curtir o post e compartilhar ele com quem também vai gostar? E eu fico à disposição para seguirmos conversando aqui nos comentários ou em nossas redes sociais!


*os nomes das pessoas apresentadas foram propositadamente alterados para preservar a identidade delas.


Texto revisado pela Neuropsicóloga Patrícia Zocchi

CRP: 06/77641


12 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page