PERGUNTAS FREQUENTES

Metodologia e Treinamento

Resumidamente, como funciona o treinamento com biofeedback?


Sensores captarão parâmetros fisiológicos que serão mensurados e exibidos em uma tela, promovendo a consciência e posterior controle de funções corporais como a respiração, coerência cardíaca, temperatura periférica, entre outras, acarretando os ganhos típicos do treinamento.




Resumidamente, como funciona o treinamento com neurofeedback?


Eletrodos captarão a atividade elétrica do cérebro, que será mensurada e convertida em feedbacks visuais e auditivos exibidos em uma tela. Por meio desses feedbacks, que servirão como estímulos, haverá um condicionamento do padrão de funcionamento elétrico do cérebro, acarretando alterações nesse padrão.




Para quem é indicado o treinamento com biofeedback e neurofeedback?


O treinamento é indicado para a otimização da performance pessoal e profissional. Dentro disso, para todos aqueles que desejam minimizar sintomas de transtornos como o TDAH, epilepsia, ansiedade, sintomas típicos do TEA, dores crônicas, insônia e outros problemas.




Quem pode fazer o treinamento com biofeedback e neurofeedback?


Crianças (aquelas que já conseguem ficar paradas prestando atenção a uma tela), adolescentes, adultos, idosos e todos aqueles que desejam explorar o potencial do controle corporal e cerebral. Não há contraindicações para nenhum público!




Quanto custa o treinamento com biofeedback e neurofeedback?


O preço das sessões não é muito diferente do preço mínimo de sessão particular indicado pelos Conselhos de Classe, sendo que esse valor fica mais próximo dessa base quanto mais sessões forem contratadas em nosso pacote. Para mais informações, entre em contato via chat.




Quem é responsável pelos treinos com biofeedback e neurofeedback?


Todos os EEG’s quantitativos são estudados e os planos de treinamento estruturados pelos profissionais responsáveis, ambos com formação em treinamento cerebral por neuromodulação pela BTI (Brain-Trainer International) e certificações em importantes institutos nacionais e internacionais como a Itallis e a BFE (Biofeedback Federation of Europe).




Sempre a mesma pessoa aplicará o protocolo de treinamento em mim?


Não. Diferentes profissionais poderão aplicar os treinos, todos contando com treinamento específico e sendo continuamente supervisionados pelos profissionais responsáveis.




Quanto tempo dura o treinamento com neurofeedback?


A maioria dos estudos clínicos utiliza um mínimo de 30 sessões para que o cérebro adote um novo padrão de funcionamento elétrico duradouro. Entretanto, existem algumas demandas que podem precisar contar com uma média de 1 ano de treinamento.




Qual é o mínimo de sessões de treinamento com biofeedback e neurofeedback que posso fazer?


Quantas desejar. Não sugerimos aos nossos clientes contratar menos que 20 sessões.




Qual é o máximo de sessões de treinamento com biofeedback e neurofeedback que posso fazer?


Apesar de não existir um máximo, o término do treinamento é um processo combinado pelos profissionais responsáveis e pelo cliente a partir da percepção de melhora considerável nos sintomas que o fizeram buscar o treinamento, diminuição de medicações prescritas e satisfação com o nível de bem-estar proporcionado pelo treinamento.




Quanto tempo dura uma sessão de biofeedback e neurofeedback?


A sessão tem uma duração média de 50 minutos.




Quando terminar o meu treinamento, os sintomas vão voltar normalmente?


Uma vez que o objetivo do treinamento é alterar o padrão de funcionamento cerebral e desenvolver estratégias de controle das funções fisiológicas, muitos estudos apontam para a consolidação da melhora promovida pelos treinos. Alguns estudos indicam que essa melhora durou e ainda dura mais de 10 anos em crianças com TDAH que realizaram treinamento com as metodologias.




O Biofeedback e o Neurofeedback possuem comprovação científica?


Sim! Desde a década de 70 e até hoje muitos estudos são publicados demonstrando a eficácia dessas metodologias. Você pode encontrar alguns em nosso site e muitos outros em plataformas como a PubMed e a Research Gate.




A partir de que idade posso fazer o treinamento de Biofeedback e Neurofeedback?


Geralmente, recomendamos a idade mínima de 5 anos, mas isso pode variar. A necessidade mínima é apenas a criança conseguir ficar parada por ao menos 10 minutos consecutivos com a atenção voltada a uma tela.




Como posso acompanhar a minha evolução nos treinos?


A evolução nos treinos pode ser acompanhada tanto pelos checklists comportamentais e sintomáticos preenchidos semanalmente, quanto pelos feedbacks técnicos dados pelos profissionais. Toda melhora percebida por você é uma grande alegria para nós!




O que é EEG e o que é HEG?


Você pode saber sobre isso aqui nesse link: potencialmenteacademia.com.br/tipos-de-biofeedback.




O treinamento por Biofeedback e Neurofeedback dói?


De forma alguma! O tratamento é completamente não invasivo e indolor.




O treinamento por Biofeedback e Neurofeedback possui alguma contraindicação?


Não, não há contraindicações para o treino.




Iniciei o treinamento por Biofeedback e Neurofeedback, devo parar de tomar minha medicação?


Não! Você deve conversar com seu médico a respeito do tratamento para decidirem juntos sobre o processo da medicação. Nos colocamos à disposição para esclarecimentos, caso necessário.




Iniciei o treinamento por Biofeedback e Neurofeedback, devo interromper minha psicoterapia?


Não! São coisas diferentes. Diga ao psicoterapeuta que iniciou o treinamento e suas intenções ao fazer isso. Nos colocamos à disposição para esclarecimentos, caso necessário.




Posso fornecer meus materiais de treino que recebo da PotencialMente a outras pessoas?


Não! Todos os materiais são individualizados e direcionados à pessoa em específico.




Como devo me preparar para ir às sessões de treino de Biofeedback e Neurofeedback?


Preferencialmente, sem ter ingerido alimentos ou bebidas estimulantes (café, energético, açúcar) ou usado remédios de curta duração por pelo menos 2 horas antes da sessão. Também não fume por 4 horas antes da sessão.




Já estou me sentindo bem melhor! Devo interromper o treinamento por Biofeedback e Neurofeedback?


Que ótimo que está melhor. Mas antes de interromper, deve-se primeiro discutir sobre esse processo com os profissionais responsáveis pelo treinamento.




Qual tipo de Biofeedback é mais adequado para mim?


Isso será decidido no pelos profissionais responsáveis na montagem de seu plano de treinamento. Você pode dar uma olhada nos tipos disponíveis em potencialmenteacademia.com.br/tipos-de-biofeedback.




Quero contratar o pacote de sessões, mas viajarei por 1 mês em breve, tem problema?


Sugerimos que você se programe para vir por pelo menos 15 sessões ininterruptas antes de interromper o treinamento por um período superior a 2 semanas.




Existe garantia que vou melhorar após os treinos?


Garantimos que temos o treinamento necessário para aplicar as metodologias e que sempre ofereceremos nosso melhor para que haja uma melhora, mas a garantia disso depende de fatores externos a nós (que serão orientados) e, principalmente da sua disposição e comprometimento com o plano.




Preciso de encaminhamento médico para iniciar os treinos?


Não é necessário.




Para quem é indicado o pacote de Alta Performance?


Para pessoas que lidam com o estresse de uma forma diária e busca uma estratégia de manejo dos sintomas ocasionados por ele. Não é indicado para pessoas com demandas clínicas.




Posso realizar os treinamentos de Biofeedback e Neurofeedback em casa?


Por meio de um investimento inicial, existe sim essa possibilidade, principalmente quando a intenção é treinar mais de uma pessoa na família/grupo. Para mais informações, entre em contato conosco no número disponível.




O Mapeamento Cerebral por EEGq e a Análise Funcional do Sistema Nervoso possuem valor diagnóstico?


Não. Trata-se apenas de estudos para direcionar o manejo do plano de treinamento, possibilitando a visão de alguns parâmetros individuais importantes.




Posso falar para o meu médico ou psicólogo que iniciei treinamento por Biofeedback e Neurofeedback?


Sim! Nos colocamos à disposição para esclarecimentos, caso necessário.




Meu plano de treinamento irá acabar! Posso contratar mais sessões?


Sim, basta que haja um combinado com os responsáveis pelo treinamento sobre a disponibilidade de horários.




Posso ter uma piora nos meus sintomas após o início dos treinamentos com Biofeedback e Neurofeedback?


Isso é bastante incomum de acontecer, até porque o processo evolutivo será monitorado sessão a sessão. Mas caso isso ocorra, converse com o profissional responsável pelo treinamento para que ele possa entender o porquê de isso acontecer e como contornar esse problema.




Estou cansado ou sentindo um mal-estar, isso atrapalhará minhas sessões de treino?


De certa forma, sim. Qualquer coisa que atrapalhe sua atenção aos feedbacks nos treinos prejudicará o treinamento. Por isso o ideal é vir descansado e sem ter ingerido alimentos muito pesados antes da sessão.





A Empresa

A PotencialMente atende por convênio médico?


Não atendemos por convênio diretamente, mas preparamos os recibos e documentações necessárias para reembolso do convênio caso o seu trabalhe com a modalidade de reembolso por Psicoterapia Individual.




A PotencialMente fica perto de alguma estação de ônibus, trem ou metrô?


Sim, estamos localizados a 3 minutos a pé da estação de trem de São Caetano do Sul (uma estação de trem do metrô Tamanduateí) e do terminal de ônibus da cidade. Além disso, estamos a 20 minutos de carro do centro de São Paulo.




Posso abater o investimento no treinamento do meu Imposto de Renda?


Sim. Solicite o recibo ao profissional responsável.




Liguei nos números indicados e não fui atendido, o que faço?


Envie um WhatsApp para o número de celular indicado ou entre em contato via chat. Será respondido em até 1 dia útil segundo nossos horários de funcionamento.




Estou com uma dúvida quanto aos treinos, com quem posso falar?


Fale com o profissional responsável pelo treinamento no WhatsApp. Você receberá o número dele ao iniciar os treinos. O prazo de resposta é de até 2 dias úteis.




A PotencialMente vai poder divulgar meus dados?


Não, sua identidade e dados pessoais serão integralmente preservados!




A PotencialMente vai poder divulgar meus resultados?


Sim, isso inclusive é previsto em contrato. Evidentemente, preservaremos sua identidade e dados pessoais.




A PotencialMente mantém meus dados mesmo após o término do vínculo terapêutico?


Sim, mantemos em nossos prontuários por até 5 anos. Caso precise solicitar alguma informação sobre esses dados, faça dentro desse prazo.




A PotencialMente poderá fazer uso dos meus dados para fins de pesquisa científica?


Sim, conforme previsto em contrato.




Posso transferir meu pacote contratado para outra pessoa?


Sim, caso restem pelo menos 15 sessões. Mas, nesse caso, haverá o custo avulso do Mapeamento Cerebral por EEGq e da Avaliação Funcional do Sistema Nervoso da outra pessoa.




Adoro os assuntos tratados no site e nas mídias sociais! Posso contratar a PotencialMente para uma palestra ou workshop?


Com certeza! Adoramos realizar eventos desse tipo. Entre em contato no WhatsApp (11) 99597-4888 para propostas e solicitar informações a respeito do tema.




Se eu faltar a uma sessão de treino, ela será cobrada?


Sim. Faltas sem aviso prévio serão consideradas como passíveis de cobrança, exceto em caso de comprovação de motivo mediante apresentação de atestado médico, atestado de óbito de familiar e compromissos militares, conforme previsto em lei.




Qual é o tempo mínimo de antecedência para eu desmarcar uma sessão?


Caso o cancelamento da sessão não seja justificável nas situações acima, pedimos 24h de antecedência para que a sessão não seja cobrada.





Avaliação Neuropsicológica

Quanto custa uma Avaliação Neuropsicológica?


Entre em contato pelo chat para perguntar o preço atual.




Quanto tempo demora uma Avaliação Neuropsicológica?


Em média, de 6 a 8 sessões de 50 minutos com o profissional responsável.




Preciso de encaminhamento médico para realizar a Avaliação Neuropsicológica?


Não é necessário, mas em muitos dos casos é comum ter esse encaminhamento.




Em quanto tempo após o término da Avaliação Neuropsicológica terei acesso ao laudo?


Nos reservamos o prazo de 15 dias úteis após o término do processo avaliativo para confeccionar o laudo e agendar a devolutiva.




É possível fazer um teste de Q.I.?


É possível realizar uma avaliação da inteligência. Isso irá gerar um relatório restrito ao construto da inteligência, não tendo valor de Laudo Neuropsicológico.




A PotencialMente realiza mini avaliação para condutores?


Não.




O EEGq é obrigatório em uma Avaliação Neuropsicológica?


Não. Fornecemos esse estudo complementar de forma a proporcionar melhor manejo clínico dos transtornos que podem ser revelados pela avaliação.




A Avaliação Neuropsicológica possui valor diagnóstico?


Sim.




Terminei minha Avaliação Neuropsicológica, quando poderei marcar o retorno no médico solicitante?


O ideal é marcar o retorno apenas quando estiver com o Laudo em mãos.




A PotencialMente trabalha com psiquiatras e neurologistas parceiros?


No momento, não temos psiquiatras e neurologistas parceiros.





Formação em Neurofeedback

Quanto custa a formação em Neurofeedback?


Os valores atuais podem ser solicitados via chat.




Quem pode realizar a formação em Neurofeedback?


Profissionais da saúde, educação e desenvolvimento pessoal.




Qual é o sistema da formação em Neurofeedback?


Trabalhamos com o sistema internacional da Brain-Trainer, por meio do software Brain-Trainer for BioEra.




Qual a carga horária do curso de certificação em Neurofeedback?


O total da certificação é de 120h. Dessas, 8h são de curso prático online, 8h de supervisão e 70h de treinamentos supervisionados, além de uma primeira etapa EaD.




Quanto tempo demora a formação em Neurofeedback?


Você tem o prazo de até 6 meses para finalizar as 120h da certificação.




Quanto custam os equipamentos para atuar com Neurofeedback?


Solicite os valores atualizados pelo chat.




Preciso ter os equipamentos para realizar a formação em Neurofeedback?


Não, você pode realizar a formação sem possuir os equipamentos, porém, precisará deles para cumprir as horas práticas de auto treino e treino em dois sujeitos. Existe a possibilidade de alugá-los.




Assisti ao curso de fundamentos e/ou ao curso de introdução em Neurofeedback. Já posso trabalhar com a metodologia?


Não! É preciso ter realizado a formação para desenvolver as competências e prática necessária para trabalhar com a metodologia.




Estou formado e preciso de ajuda! Ainda tenho acesso a supervisão?


Você pode contratar mais supervisões com o profissional responsável quando precisar, basta entrar em contato.




Qual é a grade de conteúdo do curso prático da certificação em Neurofeedback?


Essa grade pode ser encontrada no link potencialmenteacademia.com.br/post-certificaçao.