Rua Monteiro Lobato, 30, Cerâmica-São Caetano do Sul/SP
Segunda à Sexta-feira das 8h às 18h
(11) 97431-4073
PERGUNTAS FREQUENTES
Quais perguntas mais recebemos aqui na PotencialMente?
O Treinamento Cerebral é baseado em 5 pilares: avaliação, psicoeducação, psicoterapia, biofeedback e neuromodulação.
O Treinamento se inicia com um ciclo de avaliações cognitivas, emocionais e fisiológicas que duram em média 2 sessões. Após isso, iniciam-se os treinos de biofeedback e neuromodulação com frequência de 2x na semana. Ao longo de todo o plano de treinamento são então trabalhadas psicoeducações direcionadas e a psicoterapia por Terapia Cognitivo-Comportamental norteia todo o processo.
Sensores captarão parâmetros fisiológicos que serão mensurados e exibidos em uma tela, promovendo a consciência e posterior controle de funções corporais como a respiração, coerência cardíaca, temperatura periférica, entre outras, acarretando os ganhos típicos do treinamento.
Eletrodos captarão a atividade elétrica do cérebro, que será mensurada e convertida em feedbacks visuais e auditivos exibidos em uma tela. Por meio desses feedbacks, que servirão como estímulos, haverá um condicionamento do padrão de funcionamento elétrico do cérebro, acarretando alterações nesse padrão.
Serão realizadas sessões no mínimo 3x na semana devido a este ser um processo intensivo de condicionamento cerebral. Eletrodos são posicionados em dois lugares do escalpo transmitindo uma pequena corrente elétrica que cria um campo de indução necessário para o processo de reorganização neural. É um processo indolor e acompanhado de perto por nossos profissionais. Costuma durar em média 20 sessões.
O treinamento é indicado para a otimização da performance pessoal e profissional. Dentro disso, para todos aqueles que desejam minimizar sintomas de transtornos como o TDAH, epilepsia, ansiedade, depressão, sintomas típicos do TEA, dores crônicas, insônia, transtornos de aprendizagem e outros problemas.
Crianças (aquelas que já conseguem ficar paradas prestando atenção a uma tela) a partir dos 5 anos, adolescentes, adultos, idosos e todos aqueles que desejam explorar o potencial do controle corporal e cerebral. Não há contraindicações para nenhum público!
Todos os planos de Treinamento Cerebral são estruturados pelos profissionais responsáveis, ambos com formação em treinamento cerebral por neuromodulação pela BTI (Brain-Trainer International) e certificações em importantes institutos nacionais e internacionais como a Itallis e a BFE (Biofeedback Federation of Europe). A neuropsicóloga Patrícia Zocchi atua na direção técnica da clínica.
O preço das sessões não é muito diferente do preço mínimo de sessão particular indicado pelos Conselhos de Classe, sendo que esse valor fica mais próximo dessa base quanto mais sessões forem contratadas em nossos pacotes. Trabalhamos com pacotes que variam entre 20, 35 e 45 sessões que podem ser renovados. Para mais informações, entre em contato preenchendo o formulário disponível no fim da página.
Não. Diferentes profissionais poderão aplicar os treinos, todos contando com treinamento específico e sendo continuamente supervisionados pelos profissionais responsáveis.
A maioria dos estudos clínicos utiliza um mínimo de 30 sessões para que o cérebro adote um novo padrão de funcionamento elétrico duradouro. Entretanto, existem algumas demandas que podem precisar contar com uma média de 1 ano de treinamento.
Quantas desejar. Não sugerimos aos nossos clientes contratar menos que 20 sessões.
A evolução nos treinos pode ser acompanhada tanto pelos checklists comportamentais e sintomáticos preenchidos semanalmente, quanto pelos feedbacks técnicos dados pelos profissionais. Toda melhora percebida por você é uma grande alegria para nós!
Apesar de não existir um máximo, o término do treinamento é um processo combinado pelos profissionais responsáveis e pelo cliente a partir da percepção de melhora considerável nos sintomas que o fizeram buscar o treinamento, diminuição de medicações prescritas e satisfação com o nível de bem-estar proporcionado pelo treinamento.
A sessão tem uma duração média de 50 minutos. Para alguns casos específicos, a sessão pode durar um pouco menos ou um pouco mais que isso.
Uma vez que o objetivo do treinamento é alterar o padrão de funcionamento cerebral e desenvolver estratégias de controle das funções fisiológicas, muitos estudos apontam para a consolidação da melhora promovida pelos treinos. Alguns estudos indicam que essa melhora durou e ainda dura mais de 10 anos em crianças com TDAH que realizaram treinamento com as metodologias.
Sim! Desde a década de 70 e até hoje muitos estudos são publicados demonstrando a eficácia dessas metodologias. Você pode encontrar alguns em nosso site e muitos outros em plataformas como a PubMed e a Research Gate.
Geralmente, recomendamos a idade mínima de 5 anos, mas isso pode variar. A necessidade mínima é apenas a criança conseguir ficar parada por ao menos 10 minutos consecutivos com a atenção voltada a uma tela.
Você pode saber sobre isso aqui nesse link: potencialmenteacademia.com.br/tipos-de-biofeedback.
De forma alguma! O treinamento é completamente não invasivo e indolor.
Não, não há contraindicações para o Treinamento.
Não! Você deve conversar com seu médico a respeito do tratamento para decidirem juntos sobre o processo da medicação. Nos colocamos à disposição para esclarecimentos, caso necessário.
De imediato, não! São coisas diferentes. Diga ao psicoterapeuta que iniciou o treinamento e suas intenções ao fazer isso. Nos colocamos à disposição para esclarecimentos, caso necessário.
Não! Todos os materiais são individualizados e direcionados à pessoa em específico.
Preferencialmente, sem ter ingerido alimentos ou bebidas estimulantes (café, energético, açúcar) ou usado remédios de curta duração por pelo menos 2 horas antes da sessão. Também não fume por 4 horas antes da sessão.
Que ótimo que está melhor. Mas antes de interromper, deve-se primeiro discutir sobre esse processo com os profissionais responsáveis pelo treinamento.
Isso será decidido no pelos profissionais responsáveis na montagem de seu plano de treinamento. Você pode dar uma olhada nos tipos disponíveis em potencialmenteacademia.com.br/tipos-de-biofeedback.
Sugerimos que você se programe para vir por pelo menos 15 sessões ininterruptas antes de interromper o treinamento por um período superior a 2 semanas.
Garantimos que temos o treinamento necessário para aplicar as metodologias e que sempre ofereceremos nosso melhor para que haja uma melhora, mas a garantia disso depende de fatores externos a nós (que serão orientados) e, principalmente da sua disposição e comprometimento com o plano.
Não é necessário.
Para pessoas que lidam com o estresse de uma forma diária e busca uma estratégia de manejo dos sintomas ocasionados por ele. Não é indicado para pessoas com demandas clínicas.
Por meio de um investimento inicial, existe sim essa possibilidade, principalmente quando a intenção é treinar mais de uma pessoa na família/grupo. Para mais informações, entre em contato conosco no número disponível.
Não. Trata-se apenas de um estudo para direcionar o manejo do plano de treinamento, possibilitando a visão de alguns parâmetros individuais importantes.
Sim! Nos colocamos à disposição para esclarecimentos, caso necessário.
Sim, basta que haja um combinado com os responsáveis pelo treinamento sobre a disponibilidade de horários.
Isso é bastante incomum de acontecer, até porque o processo evolutivo será monitorado sessão a sessão. Mas caso isso ocorra, converse com o profissional responsável pelo treinamento para que ele possa entender o porquê de isso acontecer e como contornar esse problema.
De certa forma, sim. Qualquer coisa que atrapalhe sua atenção aos feedbacks nos treinos prejudicará o treinamento. Por isso o ideal é vir descansado e sem ter ingerido alimentos muito pesados antes da sessão.
