top of page
  • Foto do escritorBruno Zocchi

Dia Nacional da Neuropsicologia, Dia da Saúde Mental e nosso Curso de Introdução ao Neurofeedback

Atualizado: 27 de jul. de 2023



Em outubro, celebramos duas datas muito importantes para a PotencialMente. A primeira, no dia 6, foi o Dia Nacional da Neuropsicologia, uma data para lembrarmos de valorizar os profissionais responsáveis por serviços fundamentais na área da saúde. Esse dia foi escolhido como forma de homenagear o médico neurologista Antônio Branco Lefèvre (nascido em 6 de outubro de 1916), profissional que deu importantes contribuições para o campo da Neurologia Infantil e foi um dos pais da Neuropsicologia no Brasil. Lefèvre foi responsável pela criação de um serviço clínico voltado à área na USP, em 1979, além de um dos maiores incentivadores da criação da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, a SBNp.


É papel do profissional da neuropsicologia, por exemplo, aplicar, corrigir e interpretar testes, inventários, baterias e escalas neuropsicológicas, de forma a se compreender profundamente o funcionamento biopsicossocial dos pacientes. Além disso, esse profissional também pode ser responsável por conduzir importantes processos de reabilitação neuropsicológica, com o objetivo de trabalhar funções como a memória, a atenção, a percepção e outras que podem estar aquém do potencial dos indivíduos que passam por esse tipo de intervenção.


Hoje, mais do que isso, cresce a cada dia a procura de profissionais da neuropsicologia por metodologias e abordagens que tragam, de fato, a neurociência aplicada ao ambiente clínico. Nesse sentido, destacam-se os avanços na área da neuromodulação (como o próprio neurofeedback), com mais profissionais atuando no campo e mais tecnologias à disposição desses profissionais. Com isso, é muito gratificante perceber o desenvolvimento desse campo no Brasil, tornando a neuromodulação um serviço mais conhecido e acessível a todos, em conformidade, inclusive, com a missão de empresas como a PotencialMente e a Brain-Trainer. Os benefícios disso já foram longamente explorados por aqui e em nosso conteúdo nas mídias sociais. Fica o convite para você conferir isso por lá!


Além dessa data, dia 10 foi dia de celebrar, de forma mundial, a conscientização acerca da saúde mental. Em nossa última newsletter, do dia 21 de setembro, pudemos apresentar um panorama muito interessante a respeito do crescimento da importância atribuída pela sociedade a problemas de ordem mental. No entanto, é necessário lembrar (e isso também foi alvo de nossa discussão), que toda essa conscientização necessita ser acompanhada pelo acesso e democratização das formas de combater os sintomas de transtornos mentais. Mais do que isso, que mais perspectivas de tratamento sejam oferecidas que fujam do ciclo medicamentoso, muitas vezes necessário, mas muitas vezes dispensável frente a outras estratégias, como o acompanhamento psicoterapêutico por abordagem cognitivo-comportamental e as intervenções psicofisiológicas como o biofeedback e a neuromodulação autorregulatória por EEGq (neurofeedback). Por isso, alegra-nos perceber que, a cada ano, mais pessoas podem conhecer e passar por intervenções pautadas nessas metodologias, o que potencializa nossa confiança de que, em um futuro próximo, isso será verdadeiramente difundido e praticável por uma considerável parcela da população.


Por fim, gostaríamos de contar sobre como foi o nosso Curso de Introdução ao Neurofeedback realizado no último sábado, dia 16 de outubro, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul, a menos de 500m da sede da PotencialMente.


Esse curso foi o primeiro evento presencial conduzido pela PotencialMente desde o início da pandemia de Covid-19 em março de 2020. Por conta disso, estávamos bastante animados com todos os preparativos e ações para viabilizar essa iniciativa, ao lado da Brain-Trainer Brasil. Tivemos 6 inscritos, sendo 5 deles ligados às áreas da psicologia ou da educação. Durante as horas do curso (teve início às 9h e término às 16h), foi explorado um extenso conteúdo que pretendia introduzir a metodologia do Neurofeedback e suas aplicabilidades. No entanto, o verdadeiro valor desse momento esteve nas discussões valiosíssimas relacionadas ao campo, no networking extremamente construtivo de profissionais de muita competência, nas demonstrações em tempo real dos sistemas de mapeamento cerebral por EEGq e treino com neurofeedback e nas apresentações de casos reais ocorridos na PotencialMente ao longo deste último ano.


Tudo foi extremamente positivo. Os feedbacks, inclusive, muito gratificantes para toda a equipe PotencialMente, que trabalhou intensamente para tornar esse momento possível. Fica aqui registrado o nosso sincero agradecimento à nossa equipe e colaboradores por toda a dedicação, à Brain-Trainer por idealizar e possibilitar esse momento por meio de seus conteúdos e materiais e, com certeza, aos profissionais inscritos no curso. Esperamos sinceramente encontrá-los muitas vezes durante todo o processo de desenvolvimento no campo do neurofeedback. E estamos à disposição!


Com isso, completamos a Newsletter PotencialMente desse mês! Não deixe de se inscrever para ter acesso às próximas e continue acompanhando nosso trabalho lá no nosso Instagram e no nosso canal do YouTube. Tudo isso é muito importante pra gente!


Um ótimo final de mês e potencialize-se!


Texto revisado pela Neuropsicóloga Patrícia Zocchi

CRP: 06/77641


307 visualizações0 comentário
bottom of page