top of page
  • Foto do escritorBruno Zocchi

O Treinamento Cerebral da PotencialMente para casos de Ansiedade

Atualizado: 27 de jul. de 2023


"A ansiedade não ameniza o sofrimento do amanhã, mas acaba com a força do hoje."

Autor Desconhecido


A OMS diz que o Brasil é o país com maior número de casos de Transtornos de Ansiedade no mundo. Aqui, quase 10% da população é acometida por esses transtornos.


A Ansiedade é definida pela Associação Americana de Psicologia como "uma emoção caracterizada pr sentimentos de tensão, preocupação e mudanças físicas, como o aumento da pressão arterial". Portanto, a Ansiedade seria fruto de preocupações e pressões internas que podem se exteriorizar na pessoa por meio desses sintomas físicos, como a variação da pressão.


Mas além do aumento da pressão, quais são os principais sintomas para que você possa perceber a ansiedade em você? São os mais comuns:


- Pensamento obsessivo por alguém ou alguma coisa;

- Taquicardia

- Palpitações na boca

- Enjoos e náuseas

- Tensão muscular

- Dificuldade de Concentração

- Suor frio


Geralmente, esses sintomas envolvem sinais de que o corpo está passando por uma situação de tensão e/ou sobrecarga. E sabendo que quase 30% dos adultos experimentarão transtornos de ansiedade em suas vidas, sendo eles alguns dos transtornos mentais mais comuns hoje, entende-se a relevância dessa discussão e da busca por tratamentos eficazes.


Felizmente, os Transtornos de Ansiedade são bastante tratáveis. Mais que isso, buscar uma intervenção séria pode trazer muita qualidade de vida a quem sofre com esses transtornos.


Vamos ver como a PotencialMente pode te ajudar a combater a Ansiedade?


1. AVALIAÇÕES PRECISAS


Nosso trabalho começa com um ciclo extenso de avaliações fisiológicas, cerebrais, cognitivas e emocionais, além é claro, de um processo inicial de entrevista e anamnese.


Isso é importante para te conhecermos a fundo e trabalharmos com as ferramentas mais adequadas para proporcionar evolução clínica nos sintomas da ansiedade.


2. PSICOEDUCAÇÃO


O que é a Ansiedade? Por que ela surge? O que acontece no seu corpo enquanto você está ansioso? Como controlar uma crise de ansiedade? Saber disso é fundamental para combater essas sensações.


Essas e outras perguntas serão trabalhadas durante todo o processo junto à equipe de psicologia. Compreender a Ansiedade também é uma forma de controlá-la.


3. PSICOTERAPIA


A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma intervenção padrão-ouro no tratamento dos Transtornos de Ansiedade. Na PotencialMente, ela permeia todo o processo, trabalhando crenças, pensamentos, objetivos e mais, sempre com um plano individualizado e atento ao seu desenvolvimento.


4. BIOFEEDBACK


A ansiedade pode manifestar sintomas no corpo inteiro. Tremores, desconfortos, coração acelerado...


E você sabia que o Biofeedback é uma modalidade de treinamento que pode auxiliar (e muito!) no controle da ansiedade? Vamos lembrar que o Biofeedback é uma modalidade de treinamento que te permite ver em tempo real a atividade fisiológica do seu corpo. Com isso, vários parâmetros do seu funcionamento corporal podem ser monitorados e você pode aprender muito com isso!


O Biofeedback irá trabalhar formas específicas de desenvolver controle sobre essas situações. Exercer controle sobre as funções do corpo é essencial para combater a Ansiedade.


5. NEUROFEEDBACK


O que no seu cérebro está por trás da sua Ansiedade.


O Neurofeedback, como sabemos, é uma técnica que permite alterar o padrão de funcionamento elétrico do cérebro a partir do condicionamento, com o uso de moderna tecnologia. É ainda uma técnica não invasiva e não medicamentosa! Essa metodologia ainda vai permitir intervir diretamente nessa atividade cerebral para combater os sintomas da Ansiedade. É a neurociência 100% na clínica de psicologia.


6. RESULTADOS MENSURÁVEIS


Na PotencialMente, acompanhamos todos os resultados de sua intervenção e medimos o seu avanço semana após semana por meio de nossos checklists sintomático-comportamentais. Entendemos que isso é fundamental para trazer clareza e transparência ao processo e para sempre estarmos atentos a toda a sua evolução!


***


Agora que você sabe mais sobre esse processo aqui na PotencialMente, por que adiar o tratamento de sua Ansiedade? Como colocamos: com as ferramentas adequadas, a Ansiedade é tratável e isso pode significar um grande salto de qualidade em sua vida. Não deixe de se informar mais a respeito e nos enviar uma mensagem. Estamos à disposição!


Texto revisado pela Neuropsicóloga Patrícia Zocchi

CRP: 06/77641


Kommentarer


bottom of page