top of page
  • Foto do escritorBruno Zocchi

Por que o Neurofeedback é indicado para melhorar o foco e a memória de crianças?

Atualizado: 27 de jul. de 2023



Você sabe o que é Neurofeedback? Essa metodologia, criada nos EUA nos anos 60 e pesquisada extensivamente desde então, representa a união da neurociência, psicologia e alta tecnologia e tem a capacidade de atuar diminuindo sintomas de transtornos como o TDAH, a Ansiedade e transtornos de aprendizagem e ainda contribuir para o aumento da concentração, da memória e da performance de quem passa pela intervenção.


Quando pensamos em crianças, sabemos que lidamos com múltiplos desafios. A dificuldade de se manter parado, atento ao conteúdo da aula, ou mesmo para lembrar daquilo que estudou posteriormente atinge boa parte dos estudantes na faixa dos 5 aos 16 anos e certamente impacta nas notas e nos objetivos desse alunos. O isolamento social, causado pela pandemia de Covid-19 e que afastou as crianças da escola por quase 2 anos não contribuiu para a melhora dessa situação. Pelo contrário, apenas a agravou.


No entanto, uma notícia boa: muitos estudos apontam que o Neurofeedback pode ser uma ferramenta benéfica para trazer uma maior capacidade de foco e concentração e ainda ajudar no controle emocional de quem passa pela intervenção.


E você sabia que o Neurofeedback pode ser aplicado em crianças desde pequenas e conta com ótimas taxas de sucesso enquanto intervenção? Conheça alguns dos motivos pelos quais o Neurofeedback pode ser muito útil para crianças:


NÃO USA REMÉDIOS 💊 Sabemos que em muitos casos, crianças com dificuldades cognitivas e/ou sociais passam por processos farmacológicos. Isso, às vezes, é realmente necessário. No entanto, o Neurofeedback pode servir como alternativa não medicamentosa para a diminuição dos sintomas de alguns desses transtornos, sobretudo, o TDAH e transtornos de aprendizagem!


É FÁCIL DE SER FEITO 😯 As interfaces de treino com Neurofeedback são muito convidativas às crianças que estão treinando. É possível realizar os treinos e otimizar o desempenho cerebral assistindo a vídeos, ouvindo músicas ou mesmo jogando jogos de videogame!


TRABALHO OBJETIVO 🎯 Ao contrário de muitas abordagens, a metodologia do Neurofeedback, pautada na neurociência aplicada, pode fornecer resultados em um período de tempo inferior a outras intervenções, assim como permitir um mapeamento e um rastreio da evolução muito mais direto e frequente!


Ficou interessado em saber mais? Explore o site da PotencialMente – Academia Cerebral! Há mais de 10 anos a neuropsicóloga Patrícia Zocchi e sua equipe atuam com o Neurofeedback e outras metodologias clínicas da psicologia que podem trazer mais bem-estar e qualidade de vida a você e seus filhos.


Texto revisado pela Neuropsicóloga Patrícia Zocchi

CRP: 06/77641


26 visualizações0 comentário
bottom of page